quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Resumo de Legislação de Trânsito


Conceitos e algumas siglas:


Trânsito: Utilização das vias por veículos, pessoas ou animais isolados ou em grupos para fins de circulação, parada, estacionamento ou carga ou descarga.
Parada: Imobilização do veículo por tempo estritamente necessário para embarque ou desembarque.
Estacionamento: Quando o condutor excede o tempo de parada
Vias: Superfície por onde transitam veículos, pessoas ou animais compreendendo a pista, calçada, canteiro central, ilha e acostamento.
Camioneta: Veiculo misto que transporta carga e passageiros no mesmo compartimento Ex: Blazer, Kombi e as SW (Space Wagon)
P.D: Permissão para dirigir
CNH: Carteira Nacional de Habilitação
PNT: Política Nacional de Trânsito
CTB: Código de Trânsito Brasileiro
Sistema Nacional de trânsito


Órgãos normativos:


Contran (Conselho Nacional de trânsito) órgão máximo de trânsito no Brasil: Elabora normas pro CTB e as diretrizes da PNT
Cetran (Conselho Estadual de Trânsito): Cria normas no seu âmbito
Contrandife (Conselho de Trânsito do DF): Cria normas no seu âmbito
Obs: Os órgãos normativos começam com a letra “C”


Órgãos Executivos:


Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)


- Mantém e organiza Renach e Renavam


Detran (Departamento Estadual de Trânsito)


Emite documentos (Veículo CRLV e do condutor P.D ou CNH).


DPRF (Departamento de Policia Rodoviária Federal)


Fiscaliza rodovias federais
Socorre vitimas em acidentes ocorridos em rodovias federais


PM (Policia militar)


Só pode fazer fiscalização de trânsito quando firmar convênio com órgão de trânsito
DNIT/ DER (Departamento Nacional de Infra-estruturas de Transportes)

(Departamento de Estradas de Rodagens)

- Manter os equipamento viários (asfalto, placas e outras sinalizações).



JARI (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações)


Julga recursos


Obs: Não deixe de estudar os órgãos Normativos e as competências da JARI, Denatran e PRF.


VIAS PÚBLICAS


Vias públicas classificação: Urbanas e rurais

Vias Urbanas
Trânsito rápido: Sem obstruções e possui acessos especiais (vias paralelas), quando não houver placa indicando velocidade máxima a velocidade será de 80km/h.
Arteriais: Liga regiões da cidade possui cruzamentos, quando não houver placa indicando velocidade máxima a velocidade será de 60km/h.
Coletora: Coleta e distribui, quando não houver placa indicando velocidade máxima a velocidade será de 40km/h.
Local: Dá acesso local e a áreas restritas, quando não houver placa indicando velocidade máxima a velocidade será de 30km/h.
Vias rurais
Rodovias: via rural pavimentada (asfalto)
Automóveis, camionetes e motocicletas 110km/h.
Ônibus e microônibus 90km/h
Demais veículos 80km/h


Estrada: via rural não pavimentada (não tem asfalto)


Uma única velocidade para todos os veículos 60km/h


Obs: Saiba as características das vias e as velocidades quando não houver sinalização, lembrando que quando houver sinalização basta respeitar a velocidade indicada na placa! Não esqueça também que a velocidade mínima de uma via é a metade da máxima!



Sinalização de trânsito


Ordem de prevalência:

1º Ordens do agente de trânsito

2º Semáforo

3º Sinalização

4º Normas de circulação


Obs. Lembrando que as ordens do agente de trânsito sempre irão prevalecer sobre os outros sinais de trânsito.

Classificação dos sinais de trânsito
Veículos classificação


Classificação geral dos veículos: Tração, espécie e categoria.


Tração: Força que coloca o veículo em movimento

automotor
Tração animal
Propulsão humana
Reboque ou semi-reboque
elétrico


Categoria: Quem utiliza o veículo? (relacionado com a placa do veículo, que não são cobradas em prova).


Particular (carro de seu uso)
Aluguel (táxi, ônibus, van escolar).
Embaixadas
Aprendizagem (auto escola)
Oficial (veículo que serve ao Estado)
Espécie: Qual a função do veículo?


Passageiros
Carga
Misto
Competição
Coleção
Tração (tratores que servem pra tracionar algum implemento agrícola)
Obs: Saiba diferenciar Tração, espécie de categoria.
Categorias de habilitação
Categoria “A”: Veículos de 2 ou 3 rodas, motos.


Categoria “B”: Veículos que não excedam 3500kg/PBT e que não excedam 8 passageiros


Categoria “C”: Veículos de Carga que excedam 3500kg/PBT e que não excedam 8 passageiros

Pré-requisitos: 1 ano de Categoria “B” e não ter cometido infração grave, gravíssima ou reincidente em médias.


Categoria “D”: Veículos que excedam 8 passageiros (ônibus, microônibus e vans).

Pré-requisitos: 2 anos de “B” ou 1 ano de “C” e não ter cometido infração grave, gravíssima ou reincidente em médias.


Categoria “E”: Veículos Articulados e trailers

Pré-requisitos: 1 ano de “C” ou qualquer tempo de “D” e não ter cometido infração grave, gravíssima ou reincidente em médias.


Obs: Saiba que veículo pode se conduzir com qual categoria, também os pré-requisitos para mudança de categoria e não esqueça que o Código de Trânsito não permite a mudança direta da categoria “B” para a “E”!!!


Renovação dos exames:


5 em 5 anos até completar 65 anos

3 em 3 anos após completar 65 anos


Normas de circulação:


Só as mais importantes mais cobradas em prova:


Cruzamentos:

*No caso de um cruzamento entre uma rodovia e outra via a preferência sempre vai ser do veículo que estiver circulando pela rodovia

* Em cruzamentos de vias iguais a preferência vai ser do veículo que está do lado direito


Ultrapassagens:

* Sempre feita pelo lado esquerdo, exceto quando o veículo que estiver na frente sinalizar que vai entrar a esquerda, nesse caso é permitida a ultrapassagem pela direita.


Veículos de emergência:

* O condutor deve deixar livre a passagem pelo lado direito quando perceber a proximidade desses veículos

* O uso de sirene e luz intermitente só podem ser utilizadas em caso de urgência.


Circulação de ciclistas:

* A bicicleta deve andar no mesmo sentido de circulação dos demais veículos

* O condutor deve passar a uma distância de lateral de 1,5 m (1 metro e meio) em relação ao ciclista


Circulação de pedestres:

* Aonde não houver passagem para pedestre, ele deve fazer a travessia em sentido perpendicular ao eixo da via (em linha reta).

* Em vias urbanas que não tenham calçada o pedestre deve andar no mesmo sentido de circulação dos veículos

* Em vias rurais (rodovias e estradas) que não possuam calçada o pedestre deve andar sentido contrário a circulação dos veículos


Circulação de motocicletas:

* A motocicleta deve ser estacionada em sentido perpendicular ao meio fio

* Sempre deve andar com o farol ligado durante dia e noite

* Sempre utilizar capacete (piloto e passageiro) Não usar capacete: Multa e Suspensão do direito de dirigir.

Documentos



Documentos de porte obrigatório:

CRLV: comprova que o veículo está licenciado
P.D ou CNH: comprova que o condutor é habilitado


*Não portar documento obrigatório: Multa e retenção


Obs: não confundir CRLV com CRV e não confundir “Não portar” (significa que o condutor tem, só não está com ele na hora) com “Não possuir”.


CRV / DUT (Não é de porte obrigatório serve pra fazer transferência)

Casos que o CRV / DUT é emito novamente:

Mudança de domicilio
Mudança de propriedade
Mudança de categoria do veículo ou características


Obs: Não esqueça de estudar os documento de porte obrigatório e que o CRLV comprova o Licenciamento do veículo


Infrações

Penalidade: Aplicada pelo órgão de trânsito depois da Medida administrativa
As mais importantes pra prova são: Multa, suspensão, cassação e apreensão.


Multa é o que se paga por ter cometido uma infração
Suspensão da CNH: é uma punição temporária, depois do tempo de suspensão e feito o curso de reciclagem, a CNH e devolvida pro condutor
Cassação: Punição definitiva, a CNH é extinta NÃO ESQUEÇA QUE EM NENHUMA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO A CNH É CASSADA DIRETO, SOMENTE EM CASO DE REICIDÊNCIA, ou seja, se cair a opção “MULTA E CASSAÇÃO” na sua prova já descarta.
Apreensão do veículo: O veículo fica no depósito de 1 a 30 dias sob custódia do órgão de trânsito


Medidas administrativas: Atitude tomada pelo agente de trânsito no ato da infração, não esqueça que começam com a letra “R”, exceto transbordo de carga, as mais importantes: Retenção e Remoção.


Retenção (significa pára o veiculo): Sempre que o problema puder ser resolvido no local Ex: Falta de cinto, falta de equipamento obrigatório, transporte irregular de criança, não portar documento obrigatório...


Remoção (retirar o veículo do local): Sempre que o veículo obstruir a via ou a movimentação de outro veículo ele deve ser removido do local
Obs: Toda a infração relacionada com ESTACIONAMENTO irregular MULTA E REMOÇÃO a única exceção é estacionar na contra mão



***Dica: Antes de responder questões sobre infrações, veja na pergunta se é sobre PENALIDADE, MEDIDA ADMINISTRATIVA OU PUNIÇÃO.

***Multa para pedestre metade do valor de uma infração leve


***Alcoolemia: o máximo de álcool permitido por litro de sangue é de 6 DECIGRAMAS / Litro de sangue

***Estudar as 9 infrações que tem fator multiplicador, são as mais cobradas em provas.



Gravíssima (x3) R$574,00


Transitar pelo acostamento, calçada, ajardinamento ou zebrado.
Corrida por emulação “racha” (apreensão do veículo e susp. CNH).
Exceder em + 50% velocidade máxima da via (suspensão da CNH).
Dirigir veículo de categoria diferente da qual está habilitado (apreensão do veículo e recolhimento da cnh)
Dirigir sem possui P.D ou CNH (apreensão).



Gravíssima (x5) R$ 957,00


Dirigir sob influência de álcool ou entorpecentes (suspensão da CNH)
Omitir socorro se envolvido em acidente com vítimas (susp. CNH).
Dirigir com CNH cassada ou suspensa (apreensão)
Promover ou participar de competição em via pública sem autorização (apreensão e susp.).




Direção Defensiva


Conceito: Dirigir de forma a evitar acidentes apesar das ações incorretas de outros condutores e das condições adversas.


Elementos da Direção defensiva
Conhecimento
Atenção
Decisão
Habilidade
Previsão
Habilidade:
Manobra de ré (só deve ser utilizada em manobras curtas)
Correção de derrapagens: Tira o pé do acelerador, se for derrapagem traseira virar o volante no mesmo sentido da derrapagem, se a derrapagem for dianteira virar o volante em sentido contrário ao da derrapagem.
Curva (saiba da força centrífuga, que “joga” o veículo pra fora da curva).


Condições adversas: São condições desfavoráveis pra dirigir, fatores que podem provocar acidentes são elas: Luz, tempo, via, trânsito, veículo e próprio condutor.


Luz: Sol e iluminação pública

Condição adversa de Luz SOL: Abaixar a paleta de sol ou usar óculos de proteção
Iluminação pública: Aonde não houver iluminação pública o condutor deve utilizar farol alto e deve utilizar farol baixo ao cruzar por outro veículo. No caso de veículo em sentido contrário ao do seu vier com o farol alto ligado basta usar a linha do acostamento pra se guiar e jamais revidar a farol alto.


Tempo: Fatores metereológicos (chuva, neblina, vento lateral e granizo).


Chuva:
Acionar no veículo: Limpadores de pára brisa, desembaçador e faróis
Atitudes para evitar acidentes: Diminuir velocidade, evitar ultrapassagens, redobrar atenção e aumentar distância de seguimento.
Aquaplanagem ou hidroplanagem: É a perda de contato do pneu com o asfalto
Neblina: Usar farol baixo


Via: buraco na pista, falta de sinalização, erro de engenharia, excesso de água no pavimento...


Veículo: Farol queimado, pneu careca, seta queimada...

* Cuidados com os pneus: alinhamento, balanceamento, rodízio e calibragem.


Condutor:

Condições adversas físicas: Fadiga (cansaço físico), deficiência auditiva ou visual, sonolência,
Condições adversas mentais: Estresse, medo, irritação, insegurança, euforia...


Distâncias:


Distância de reação: na sua prova relacione distância de reação com a palavra ATITUDE.
Distância de frenagem: na sua prova relacione com a palavra DEPOIS.
Distância de parada: é a soma da Distância de reação + Distância de frenagem
Distância de seguimento: distância de segurança que deve ser deixada do veículo da frente


Colisões:


Classificação dos acidentes de trânsito: Evitáveis e Não evitáveis


Colisão que provoca o “efeito chicote”: Colisão traseira. Lembrando que o uso do encosto de cabeça evita o “efeito chicote” que é uma lesão ou mesmo a quebra do pescoço.


Principal motivo de colisão com o veículo da frente: Não manter distância de seguimento, ou seja, andar muito próximo ao veículo da frente.


Maneira de se livrar de um veículo “colado” na traseira: Diminuindo a velocidade (obriga o condutor a ultrapassar), mudando de faixa ou ainda dando passagem.


O uso do cinto de segurança evita que o condutor e os passageiros sejam jogados para fora do veículo



Meio ambiente e cidadania

PROCONVE: Principal objetivo diminuir a emissão de poluentes por veículos automotores

Catalisador: Diminui a emissão de gases poluentes

Sistema injeção eletrônica: Substitui o carburador nos carros mais modernos

Combustíveis: Diesel e gasolina são os que mais poluem

Silenciador ou silencioso: Diminui a emissão de ruídos e é equipamento obrigatório.


Gases:

CO (monóxido de carbono) Causas males a saúde
CO2 (dióxido de carbono) Efeito estufa
CFC (cloro flúor carbono) Destrói a camada de ozônio


Poluição sonora: Excesso de ruídos pode causar problemas nos sistemas: Neurológicos, fisiológicos e psicológicos.


Maiores fontes de poluição urbana: automóveis e industrias


Finalidade da inspeção periódica em veículos automotores: Tem a finalidade de diminuir a emissão de poluentes urbanos


Mecânica


Funções:

Bateria: armazenar e distribuir energia elétrica
Bobina: transformar energia de baixa pra energia de alta tensão
Alternador ou gerador: transforma energia mecânica em energia elétrica
Velas: libera uma faísca ou centelha na câmara de explosão pra mistura ar combustível
Sistema de alimentação (combustível): peças que compõem: tanque de combustível, carburador ou sist. Injeção eletrônica, filtro, bomba de combustível...
Painel:
Odômetro marca distâncias quilometragem percorrida.
Manômetro: pressão do óleo
Velocímetro: velocidade desenvolvida
Troca de amortecedor: de 25 a 30 mil km


Bom está aí um resumo das aulas!!! Garanto que boa parte da sua prova está aqui...Vai com calma na prova não esqueça que você tem 1h pra concluir... (não tem resumo de primeiros socorros)


Boa sorte na prova e na sua vida de condutor...



Profº. Davis Sousa – davistur@hotmail.com ou davis.tur@terra.com.br
Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania



Nas grandes cidades, as principais fontes de poluição do ar são:
A queima do carvão
Os automóveis e as industrias
Os incinerados e queimadas
Os fogões a gás e os incinerados


A má conservação e a regulagem inadequada dos veículos
Contribuem para a poluição da água, apenas
Contribuem para a poluição do solo, apenas
Acarreta em única e exclusivamente, o desgaste do veículos
Contribuem, principalmente, para a poluição do ar e a poluição sonora


O uso de dispositivo de controle de emissão de gases (catalisador) conectado ao escapamento dos veículos tem como objetivo:
Diminuir o ruído do motor
Economizar combustível
Aumentar a potência do motor
Diminuir a emissão de gases


As inspeções periódicas de emissão de gases podem ajudar a melhorar as condições de vida dos habitantes dos centros urbanos:
Contribuindo para a segurança dos veículos
Diminuindo o desgaste do motor
Reduzindo as emissões dos poluentes urbanos
Diminuindo o custo de manutenção dos veículos


Nos centros urbanos são observadas maiores concentrações de poluentes do ar nos meses mais frios do ano. Este fato caracteriza-se:
Pelo excesso de veículos em circulação
Pela maior emissão de poluentes
Pela desregulagem dos motores causada pelo frio
Pela facilidade de inversão térmica

O programa de Controle da poluição do Ar por veículos automotores (PROCONVE) tem por objetivo:
Aumentar o rendimento do combustível
Economizar derivados de petróleo
Diminuir a emissão de poluentes
Melhorar a vida útil dos motores


Os veículos que utilizam gasolina ou diesel como combustíveis são fontes importantes de poluentes do ar. Deve-se, para garantir uma menor emissão destes poluentes deve-se:
Retirar o catalisador
Retirar o silenciador
Manter o radiador limpo
Manter o motor bem regulado




Um dos principais problemas urbanos é o excesso de emissão de ruídos, poluição sonora. Os proprietários de veículos podem ajudar na redução deste problema
Regulando periodicamente o motor
Instalando equipamentos não originais
Mantendo o silenciador em bom estado
Utilizando combustível especial


Os gases emitidos pelos veículos são perigosos para a saúde do homem porque podem:
provocar a destruição das córneas dos olhos por seu efeito corrosivo
agravar moléstias respiratórias como asma e bronquite
provocar aumento da temperatura do corpo
agravar moléstias da pele por conterem substâncias corrosivas.
Prevenção de Acidentes de Primeiros Socorros


Ao longo dos anos, desde a invenção do automóvel no final do século passado e na medida em que aumentava seu nível de uso e popularidade, via-se também vertiginosamente o índice de acidentes decorrentes de seu uso cada vez mais constante, devido a fatores como:


I – Despreparo técnico de um elevado número de motoristas;

II – Inobservância de condutas e normas de segurança;

III – Estado de má conservação dos veículos;

IV – Estado precário das estradas.


Assinale a alternativa correta:


Somente as alternativas I e II estão corretas
Todas as alternativas estão erradas
Todas as alternativas estão corretas


Assinale a alternativa correta:


A aplicação eficiente dos primeiros socorros tem como objetivo:


Salvar vidas; evitar o agravamento de ferimentos; diminuir o tempo de hospitalização; e evitar a invalidez permanente;
Evitar o gasto excessivo de recurso públicos em propagandas educativas;
Evitar o transporte do acidentado para os hospitais, uma vez que o sistema público de saúde encontra-se saturado.


03) Assinale a alternativa correta:


O socorrista deverá saber sempre:


A melhor técnica para o emprego do atendimento hospitalar;
O que fazer, quando fazer, e o que não fazer;
Prever as ações a serem tomadas pelos médicos, para melhor atender o acidentado.


Assinale a alternativa correta:


Constituem os sinais vitais da vítima:


Agitação e ansiedade;
Hemorragias e queimaduras;
Temperatura, respiração e pulso.


Assinale a alternativa correta:


São sinais e sintomas de asfixia:


Agitação e ansiedade; cianose; dificuldade de respirar e falar; tosse; e, inconsciência;
Ausência de movimentos respiratórios, e midríase, escorrimento do nariz;
Inconsciência, parada respiratória, e, ausência de pulso.


Assinale a opção correta:


A chave de RAUTECK é uma técnica que consiste na retirada de emergência de uma vítima envolvida em acidente automobilístico e que corre perigo de vida em casos de:


Incêndio descontrolado / deslizamento do veículo em encostas;
Descargas elétricas;
Esmagamento das pernas.


Assinale a opção correta:


É a conduta correta a se tomar, em caso de fraturas expostas:


Manter a vítima em repouso, prevenir o estado de choque, fazer curativo e, imobilizar o local;
Colocar o osso fraturado no lugar e manter a vítima em repouso;
Afrouxar as roupas, reduzir a fratura.
Mecânica Básica e Manutenção de Veículos


Faz parte do Sistema Elétrico e tem como objetivo principal gerar energia elétrica para a bateria.
Alternador;
Caixa de alta voltagem;
Motor de partida ou arranque;
Caixa de fusíveis


Uma forma prática para a verificação do nível de desgaste do pneus é através do:
palito de fósforo novo e sem uso;
indicador de desgaste, localizado no próprio pneu e demarcado pe2las siglas “ TWI” ou ----;
balanceamento dos pesos localizado nas rodas;
Não existe maneira de se verificar o desgaste dos pneus.


Considera-se manutenção dos freios hidráulicos:
apertar os parafusos da bomba injetora de gás carbônico;
calibrar com nitrogênio as lonas de freio;
completar o nível do reservatório apenas com água destilada;
completar o nível do reservatório do fluido de freio;




São partes relativas ao Sistema de Arrefecimento (resfriamento):
Radiador, mangueiras, bateria, ventoinha elétrica, caixa de câmbio;
Bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, radiador, ventoinha;
Válvula termostática, radiador, ventoinha mecânica, vela de ignição, platinado;
Ventoinha elétrica, vela de ignição, mangueiras, bomba d’água.




Uma das alternativas abaixo diz respeito a correta manutenção do Sistema de Lubrificação:
Sua troca é obrigatória a cada 5.000 quilómetros;
Sua troca dependerá do especificado no manual do proprietário e da quilometragem percorrida.
Não há necessidade de troca, e sim complementação com aditivos não especificados no manual do proprietário;
Sua troca será necessária apenas se estiver com a cor muito escura e pouco viscoso;


devemos manter o motor do veículo sempre bem regulado para:
Manter o desgaste excessivo das pastilhas de freio;
Evitar o desgaste dos circuitos elétricos;
Manter o desperdício de combustível que irá afetar a estabilidade do veículo;
Evitar o desperdício de combustível e a emissão de gases poluentes.


As fases de funcionamento do motor a combustão de quatro tempos (ciclo Otto) são:
a) Admissão, compressão, ignição (explosão), escapamento;

Admissão, demissão, escapamento (explosão ), habilidade;
Escapamento, explosão, compressão, destruição (explosão);
Não existe fases de funcionamento no motor de quatro tempos, seu trabalho é automático.


08) No sistema de Alimentação, deve ser trocado periodicamente:

a) Filtro de óleo do câmbio e diferencial;

b)Filtro de água e aditivo anti-congelante;

c)Elemento filtrante de ar e filtro de combustível;

d)Óleo lubrificante na especificação ideal para o seu veículo.

Legislação de Trânsito


ASSINALE COM UM “X” A RESPOSTA CORRETA:


1. São órgãos Normativos do Sistema Nacional de Trânsito:


CONTRAN, CONTRANDIFE e JARI;
JARI, CETRAN e Polícia Militar;
CONTRAN, CONTRANDIFE e CETRAN;
CETRAN, CONTRANDIFE e JARI.


2. É Competência do Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE), dentre outros:

a) Estabelecer as normas regulamentares referidas no CTB e coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

b) Organizar e manter o registro Nacional de Carteiras de Habilitação – RENACH

c) Realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, incolumidade das pessoas, o patrimônio da União e o de terceiros.

Julgar os recursos interpostos pela JARI e órgão executivos estaduais



3. As vias públicas urbanas abertas à circulação, de acordo, com sua utilização classificam-se em:


Urbanas e rurais;
Local, coletora, arterial e trânsito rápido;
Rodovias e estradas;
Local, estrada, arterial e rodovia.


4. Ao ministrar aulas de prática de direção veicular, para um candidato à categoria “B”, o instrutor deverá orientar ao seu aluno que, se estiver circulando com um veículo desta categoria em uma via rural não pavimentada e sem sinalização, poderá ele atingir a velocidade máxima de:


60 km/h;
80 km/h;
90 km/h;
110 km/h.


5. De acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro a sinalização de trânsito tem a seguinte ordem de prevalência :


As indicações do semáforo sobre os demais sinais;
As indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito;
As ordens do Agente de Trânsito sobre as Normas de Circulação e outros sinais;
Todas as alternativas estão corretas.


6. Ao instrutor de prática de direção, compete durante as aulas orientar o seu aluno de acordo com as normas estabelecidas no CTB, portanto informará ao candidato que a ultrapassagem pelo lado direito deverá ocorrer quando:


O veículo que estiver à frente estiver dando sinal para entrar para a direita;
O veículo que estiver à frente estiver dando sinal par entrar para a esquerda;
O veículo que estiver à frente não der sinal;
O veículo que estiver à frente estiver lento demais.


7. Com relação as normas de circulação e conduta é incorreto afirmar que:


Os veículos do Corpo de Bombeiros, Polícia, ambulância, fiscalização e operação de trânsito têm prioridade de trânsito e gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência e devidamente identificados com a luz vermelha intermitente e a sirene acionada;
O trânsito de veículos sobre calçadas e acostamentos só poderá ocorrer para entrar ou sair de imóveis ou estacionamentos;
Todo condutor se desejar deve manter distância lateral e frontal entre o seu e os demais veículos e da margem da pista;
Os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação.


8. Os exames de sanidade física e mental a que estão sujeitos os candidatos à obtenção da CNH em qualquer categoria de veículo, deverão ser renovados no período:


De 05 em 05 anos até completar 60 anos de idade;
De 03 em 03 anos até completar 65 anos de idade;
De 05 em 05 anos até completar 65 anos de idade;
De 03 em 03 anos até completar 60 anos de idade.


9. Julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

( ) O Certificado de Registro Licenciamento de Veiculo – CRLV não é documento de porte obrigatório;

( ) No caso de transferência de propriedade, bem como a mudança de endereço, o proprietário do veículo terá 30 dias para adotar as devidas providências junto ao órgão Executivo de Trânsito (DETRAN)

( ) buzina velocímetro, espelhos retrovisores e extintor de incêndio são exemplos de equipamentos obrigatórios para os veículos de tração animal;

( ) os reboque e semi-reboques não são obrigados a terem registro junto ao Órgão Executivo de Trânsito.


F, V, V e F;
V, F, V e F;
F, V, F e F;
F, F, V e F.


10. De acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro, para habilitar-se na categoria “E” o condutor terá que comprovar os seguintes requisitos:


a) está habilitado no mínimo há um ano na categoria “B” , ser maior de 21(vinte e um) anos e não ter cometido nos últimos 12 (doze) meses infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias.

b) está habilitado no mínimo há um ano na categoria “C” , ser maior de 21(vinte e um) anos e não ter cometido nos últimos 12 (doze) meses infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias.

c) está habilitado no mínimo há dois ano na categoria “B” , ser menor de 21(vinte e um) anos e não ter cometido nos últimos 12 (doze) meses infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias.

d) está habilitado no mínimo há um ano na categoria “C” , ser menor de 21(vinte e um) anos e não ter cometido nos últimos 12 (doze) meses infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias.


11. Quando das aulas de prática de direção veicular, o instrutor ao ensinar ao alunos as normas de circulação nas vias públicas deverá orientar ao alunos que é correto:


a) deslocar-se com antecedência nas vias urbanas o veículo para a faixa mais à direita da via quando for entrar para a esquerda;

b) ultrapassar pelo lado direito da via em qualquer situação;

c) circular pelo lado esquerdo da via, salvo nas exceções devidamente sinalizadas;

d) quando for entrar à esquerda aproximar-se ao máximo possível da linha divisória da pista, quando esta for de duplo sentido de circulação, ou do bordo esquerdo, quando for uma pista de sentido único.


12. Segundo o previsto na Legislação de Trânsito, quanto à espécie os veículos são classificados em:

a) passageiro, carga, misto, competição, tração, aluguel e de coleção;

b) passageiro, carga, misto, competição, tração, especial e de coleção;

c) oficial, de representação diplomática, especial, misto, competição e aluguel;

d) oficial, de representação diplomática, particular, aluguel e aprendizagem.



13. Quanto a sinalização horizontal podemos afirmar que o seu padrão de traçado é:


Contínua, amarela e de advertência;
Tracejada ou seccionada, símbolos e legendas e contínua;
Tracejada ou seccionada, contínua e de regulamentação;
Todas as alternativas estão incorretas.



14. As marcas separadoras de faixas de trânsito em vias de duplo sentido de circulação, quando proibido a um condutor a ultrapassagem deverão ser respectivamente:

a) de cor branca e seccionada;

b) de cor amarela e seccionada;

c) de cor branca e contínua;

d) de cor amarela e contínua.



15. Dirigir o veículo em estado de embriaguez ou sob influência de qualquer substância entorpecente:

a) multa (cinco vezes), suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo;

b) multa (cinco vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;

c) multa (cinco vezes), suspensão do direito de dirigir e remoção do veículo;

d) multa (cinco vezes), cassação da CNH e apreensão do veículo.


16) O condutor será submetido ao curso de reciclagem de infratores quando tiver:

a) cometido qualquer infração gravíssima;

b) suspenso o direito de dirigir;

c) a carteira nacional de habilitação estiver cassada;

d) o seu veículo apreendido.


17) O condutor que dirigir o veículo sem possuir a CNH ou Permissão terá como penalidade:

a) multa(cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir;

b) multa(três vezes) e apreensão do veículo;

c) multa e remoção do veículo;

d) multa e retenção do veículo.


18. A placa que alerta ao condutor a presença de uma interseção a frente é:

A B. C. D.




19. A placa que assinala ao condutor a proibição de ultrapassar outro veículo é:

A. B. C. D.



20. A placa que assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar, devendo reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário é:

A. B. C. D.




21 Qual categoria é exigida ao condutor que conduzir um trator em uma via pública?


A. Categoria AB

B. Categoria B

C. Qualquer categoria

D. Categoria C, D ou E

22 Sobre circulação de ciclistas


A. O ciclista desmontado se equipara em direitos e deveres ao pedestre

B. Deve circular contra o fluxo da via

C. Deve circular no mesmo sentido dos demais veículo

D. Alternativas A e C estão corretas



http://www.netgefor.com.br/prova/

http://www.detran.rj.gov.br/_simulado/perguntas.asp

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http://www.provadetransito.net/programa.InfracPRG.phtml